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Apresentação

Esta iniciativa teve início com a aprovação do Projeto intitulado "Meninas Amazônidas nas Ciências Exatas, Engenharia e Computação", coordenado pela Profa. Ângela Klautau, na Chamada "CNPq/MCTIC Nº 31/2018 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação", executado entre os anos de 2018 e 2020.

Nesta primeira fase, 5 (cinco) escolas foram contempladas com bolsas na modalidade Iniciação Científica Júnior (ICJ), cada uma destas instituições foram abonadas com 3 (três) bolsas ICJ; foram elas: a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ministro Alcides Carneiro e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Gondim Lins, localizadas em Ananindeua-PA, a Escola Estadual de Ensino Médio Augusto Meira localizada em Belém-PA, a Escola Estadual de Ensino Médio Profa. Olinda Veras Alves localizada em Curuçá-PA e a Escola Estadual de Ensino Médio Padre João Boonekamp localizada no distrito de Carapajó-Cametá-PA. 

Mesmo após o encerramento do projeto originalmente financiado pelo CNPq, esta iniciativa foi mantida.

As meninas e mulheres participantes desta iniciativa são inseridas em atividades acadêmicas do "Grupo de Nanomagnetismo Teórico" e "Grupo de Gravidade na Amazônia", e dos laboratórios vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade Federal do Pará (UFPA); bem como em atividades das seguintes iniciativas de divulgação científica: (i) "Centro Interativo de Ciência e Tecnologia da Amazônia" (CICTA/UFPA), (ii) "Laboratório de Demonstrações da UFPA" (LABDEMON/UFPA), (iii) "Núcleo de Astronomia da UFPA" (NASTRO/UFPA), (iv) "Museu Interativo da Física" (MINF/UFPA), (v) "Física e Tecnologia para a Escola" (FISESCOLA/UFPA), (vi) "Palestras Vocacionais para a Educação Básica" (VOCACIONAIS/UFPA) e (vii) Nanojovem

Com o desenvolvimento desta iniciativa também combatemos a evasão de estudantes do sexo feminino dos cursos de graduação em Ciências Exatas, Engenharias e Computação. Também realizamos ações objetivando de aproximar as escolas públicas paraenses da UFPA.

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